Nome
e código do componente curricular:
Educação
para jovens e adultos
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Semestre:
6°
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Carga
horária:
36
h/a
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Modalidade:
Disciplina
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Função:
Básica
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Natureza:
Obrigatória
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Pré-requisito
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EMENTA
Análise histórica do ensino de jovens e adultos na realidade educacional
brasileira. Fracasso escolar e exclusão social. Caracterização da clientela em
face dos determinantes econômicos, sociais e pedagógicos. Processos de ensino,
aprendizagem de jovens e adultos. Procedimentos didáticos e ação docente.
OBJETIVOS
* Analisar a historia social do Ensino de Jovens e Adultos no Brasil;
* Discutir fracasso e exclusão social;
* Caracterizar a clientela face aos determinantes;
* Compreender o processo de ensino e aprendizagem de Jovens e adultos;
* Aplicar procedimentos didáticos para a ação docente.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
* Análise histórica social do ensino de jovens e adultos na realidade
educacional brasileira,
* Fracasso escolar e exclusão social;
* Caracterização da clientela em face dos determinantes econômicos,
sociais e pedagógicos;
* Processos de ensino, aprendizagem de jovens e adultos,
* Procedimentos didáticos e ação docente
METODOLOGIA
* Aulas dispositivas dialogadas
* Trabalhos em grupo
* Seminários
* Apresentação em grupo e individual
AVALIAÇÃO
* Assiduidade, pontualidade e participação em classe
* Trabalhos escritos individuais e coletivos
* Exposição de trabalhos
* Elaboração de projetos
* Prova escrita
REFERÊNCIA BÁSICA
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos:
contribuição à historia da educação brasileira. São Paulo: Ed. Loyola,1973.
PINTO, Alvao Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo:
Cortez Ed. 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.
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