sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ementa da Disciplina EJA do Curso de Pedagogia da FGG/ACE


Nome e código do componente curricular:

Educação para jovens e adultos
Semestre:

Carga horária:

36 h/a
Modalidade:

Disciplina
Função:

Básica
Natureza:

Obrigatória

Pré-requisito

EMENTA

Análise histórica do ensino de jovens e adultos na realidade educacional brasileira. Fracasso escolar e exclusão social. Caracterização da clientela em face dos determinantes econômicos, sociais e pedagógicos. Processos de ensino, aprendizagem de jovens e adultos. Procedimentos didáticos e ação docente.

OBJETIVOS

* Analisar a historia social do Ensino de Jovens e Adultos no Brasil;
* Discutir fracasso e exclusão social;
* Caracterizar a clientela face aos determinantes;
* Compreender o processo de ensino e aprendizagem de Jovens e adultos;
* Aplicar procedimentos didáticos para a ação docente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

* Análise histórica social do ensino de jovens e adultos na realidade educacional brasileira,
* Fracasso escolar e exclusão social;
* Caracterização da clientela em face dos determinantes econômicos, sociais e pedagógicos;
* Processos de ensino, aprendizagem de jovens e adultos,
* Procedimentos didáticos e ação docente

METODOLOGIA

* Aulas dispositivas dialogadas
* Trabalhos em grupo
* Seminários
* Apresentação em grupo e individual

AVALIAÇÃO

* Assiduidade, pontualidade e participação em classe
* Trabalhos escritos individuais e coletivos
* Exposição de trabalhos
* Elaboração de projetos
* Prova escrita


REFERÊNCIA BÁSICA

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos: contribuição à historia da educação brasileira. São Paulo: Ed. Loyola,1973.

PINTO, Alvao Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez Ed. 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!